Boa Cerveja-Feira #181…. Viaemilia

Por | 18 de agosto de 2017

Esta semana vamos trilhar umas das mais antigas estradas de Roma, com a Viaemilia.

Esta cerveja é produzida pelo Birrificia Del Ducato, e segundo o fundador da cervejaria, Giovanni, esta é a sua primeira criação. E segundo ele a cerveja fica maturando durante seis semanas, onde a primeira semana é para a primeira fermentação, e nas semanas seguintes a cerveja é mantida a 3ºc para refinar os sabores da cerveja.

O nome da cerveja remete a uma das estradas mais importantes da antiguidade na Itália, que serviu de guia para a fundação de várias cidades importantes  como Bolonha, Modena e Rimini, e principalmente da região de Via Emilia, local onde a cervejaria esta instalada.

E para se ter uma idéia de como a cerveja foi reconhecida, ela já acumula mais de 8 medalhas, incluindo uma medalha de ouro na European Beer Star na categoria Kellerpils em 2013 que ocorreu na Alemanha, terra natal deste estilo.

Viaemilia

Dados Técnicos:

Cerveja: Viaemilia
Estilo: Kellerbier
Teor: 5,0%
País de origem: Itália
Embalagem: 330 ml
Nota: 3,75

Ao servirmos a Viaemilia vemos uma cerveja amarela clara, quase em tom palha, translúcida e com pouco brilho, espuma branca, abundante e com persistência mediana.

Aroma herbal bastante fresco seguido por notas frutadas que remetem a frutas amarelas, ameixa branca e caju, alem de notas de cereais que lembram pão com casca grossa como pão italiano e pão d’água. Em segundo plano encontramos suaves notas adocicadas e de malte.

Ao provarmos vemos que a Viaemilia é uma cerveja de corpo médio baixo e alta carbonatação, enquanto que no paladar notamos o herbal bastante presente sendo equilibrado pelas notas de malte e cereais que remetem a casca de pão e pão integral, já em segundo plano as notas frutadas são resgatadas trazendo a percepção de ameixa branca.

No aftertaste as notas herbais quase não aparecem e dão espaço a notas discretas de cereais e a notas frutadas leves e uma percepção adocicada que remete a mel com persistência mediana e com final seco.

A Viaemilia é uma cerveja muito refrescante com alto drinkability e notas herbais e frutadas muito bem inseridas e equilibradas, mas ainda assim marcantes.

Para a harmonização um dos pontos mais importantes é respeitar a leveza desta cerveja, qualquer opção de prato mais forte pode apagar a cerveja

Minha sugestão é harmonizar a Viaemilia com fatias de brie aquecidas com fio de mel de eucalipto, as notas herbais irão combinar muito bem com o sabor do brie enquanto que a presença do fio de mel irá salientar o dulçor final da cerveja.

Prost!

Fabrizio Guzzon

2 comentários para “Boa Cerveja-Feira #181…. Viaemilia

  1. Daniel Córdova

    Fala, Guzzon!
    Bem legais as cervejas da Ducato né? Eu sempre tenho boas experiências.
    Abraço!

    Responder
    1. Fabrizio Guzzon Autor

      Grande Daniel,

      As cervejas da Ducato são boas mesmo, sempre me agradam. Esta em especial por ser uma versão levemente alteradas de uma pilsner me agradou bastante…. não ser filtrada e ter um dry hop deu mais personalidade para a cerveja, muito agradável.

      Abç
      Guzzon

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*