Boa Cerveja-Feira #179…. Pass

Por | 4 de agosto de 2017

Esta semana vamos terminar nosso chá da tarde, colocar nosso capacete, ombreira, protetor bucal e partir para a Pass.

Esta English Brown Ale faz parte da linha Real Rugby Ale e é produzida pelo pessoal da Pão Líquido (InstagramFacebook), que é uma união de alguns cervejeiros caseiros que se reuniram para beber, falar e produzir cerveja. E para entender melhor o trabalhado deles, eu entrei com o contato com o pessoal e pedi uma breve descrição, que deixo na integra abaixo:

Começamos a fazer cerveja em casa um pouco antes da criação do Pão Líquido, quando o Leandro Pão começou a fazer o curso de sommelier de cervejas decidiu usar o Instagram como um método de arquivar suas experiências cervejeiras de degustação. Fomos crescendo aos poucos, nos conhecemos dentro do mundo corporativo (Leandro e Anderson) e hoje somos “sócios”, Anderson ajudou e ajuda muito no crescimento do Pão Líquido. Aliás, o Anderson também sommerlier e homebrew. Foi fácil unir estes pontos.

 Com tempo além das degustações começamos a fazer cervejas juntos, sentindo uma falta de cervejas da escola inglesa no mercado (acreditamos que seja por causa até do perfil dos consumidores de cervejas artesanais), tivemos a idéia de criar uma linha de cervejas inglesas ligando as Real Ales com o Rugby (uma outra paixão do Leandro) e então surgiu o Real Rugby Ale, por enquanto é um projeto embrião que pretendemos lançar oficialmente em breve, a idéia é cada estilo ter o nome de uma jogada de rugby, as cervejas que fizemos até agora, o Scrum (ESB) e Pass (Brown Ale), foram testes para avaliarmos a aceitação do publico e graças a Deus tem sido muito bem avaliadas.

Achei a Pass uma Brown honesta comparada às demais Brown Ales presentes no mercado, mas quando fechamos a comparação com o universo de cervejas caseiras ela esta muito acima das que tenho visto, mesmo tendo alguns detalhes a lapidar.

Pass

Dados Técnicos:

Cerveja: Pass
Estilo: Brown Ale
Teor: 5,6%
País de origem: Brasil
Embalagem: 500 ml
Nota: 3,00

Quando servimos a Pass vemos que é uma cerveja castanha escura, com nuances em vermelho, espuma levemente bege de boa formação, mas que persiste pouco deixando uma fina camada sobre a cerveja.

O aroma inicial é bastante suave, com notas de malte, pão e caramelo, mas logo evolui com notas de café fresco e percepção terrosa, muito provavelmente por conta dos lúpulos usados.

Ao provarmos a Pass vemos que se trata de uma cerveja de corpo leve e carbonatação média, enquanto que no paladar temos uma cerveja mais suave que o esperado com percepção de malte, caramelo, açúcar mascavo, café suave e em segundo plano uma suave percepção terrosa e amadeirada.

No aftertaste restam as notas de malte e café, um amargor terroso muito suave e um final seco.

A Pass apresenta um paladar suave, equilibrado e refrescante e mesmo sendo bastante agradável, senti falta de uma maior presença de malte e lúpulo inglês. Mas como disse antes, honesta em relação às demais do Brown Ales e muito boa se comparada às demais Brown Ales caseiras.

Para a harmonização vamos usar duas características da cerveja, uma delas são as notas de malte e caramelo da cerveja e a outra é a própria história de amizade dos cervejeiros.

Minha sugestão é harmonizar esta cerveja com lascas de alcatra na brasa, temperada somente com sal grosso. Vamos aproveitar o sabor da carne para destacar as notas de malte e a percepção de terrosa da cerveja e contrapor o salgado com as notas de caramelo.

Prost!

Fabrizio Guzzon

2 comentários para “Boa Cerveja-Feira #179…. Pass

  1. Daniel Córdova

    E aí Guzzon!
    Aonde você conseguiu essa cerveja?
    Carne temperada só com sal na churrasqueira é o que há!
    Abraço

    Responder
    1. Fabrizio Guzzon Autor

      Grande Daniel,

      Eu estava em uma feira com food truks, e em um Beer truck (Patricius) tinha algumas bicas de chopp e esta breja em garrafa para vender, em avisaram que era de um pessoal homebrew e eu curti a ideia da breja, curti o rótulo e acabei comprando.

      O pessoal da Pão Líquido é bem acessível, mandei um mail para eles e responderam no mesmo dia.

      Abç
      Guzzon

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*