Boa Cerveja-Feira #176…. Hippy Berliner

Por | 14 de julho de 2017

Esta semana vamos fazer um cercado para não deixar escapar qualquer detalhe da Hippy Berliner.

A cerveja desta semana é produzida pela Neo Zelandesa 8 Wired, uma cervejaria que apresentou sua primeira cerveja em Outubro de 2009 e com um desenvolvimento rápido alcançou o título de campeã do Brewers Guild Awards em 2011.

E mantendo a vibe do beercast em falar de cervejeiros caseiros, a cervejaria nasceu da iniciativa do seus fundadores, o casal Soren e Monique Eriksen, começaram a fazer em casa e mesmo no inicio não sendo cervejas que tenham agradado a todos foi o ponto de partido para o casal começar a entender que fazer cerveja era uma paixão de ambos.

Uma curiosidade é que o nome da cervejaria é uma referência a um tipo de arame farpado muito usado na Nova Zelândia, inicialmente para cercar pastos e posteriormente usado para quase qualquer coisa. Hoje o termo é usado como uma gíria que poderia ser equivalente a ‘gambiarra’.

Hippy Berliner

Dados Técnicos:

Cerveja: Hippy Berliner
Estilo: Berliner Weisse
Teor: 4,0%
País de origem: Nova Zelândia
Embalagem: 330 ml
Nota: 3,50

Cerveja amarela palha, clara e levemente turva como se uma fina camada de neblina ocupasse o interior do copo. A espuma se forma baixa e de forma breve.

O aroma se apresenta suave e trazendo notas levemente cítricas, ácidas e com presença de malte. Em segundo plano encontramos um suave aroma de frutas maduras, mas todo o conjunto do buquê é bastante delicado.

Ao provarmos a Hippy Berliner vemos que se trata de uma cerveja de corpo baixo e média carbonatação, enquanto que o sabor é bastante suave com presença de notas cítricas que remetem a lima e capim limão, acompanhadas por uma acidez equilibrada e refrescante. No segundo plano do paladar percebemos um leve dulçor  e notas frutadas que remetem a manga.

O aftertaste apresenta a percepção de acidez mais elevada e notas cítricas que agora remetem a limão siciliano e um final levemente amargo.

A Hippy Berliner é uma cerveja de aroma e paladar delicado onde parece que os ingredientes foram medidos com o cuidado de serem todos equilibrados e perceptíveis.

Para a harmonização é fundamental levar em conta a maneira delicada como a cerveja foi construída.

Minha sugestão é harmonizar com um filé grelhado de Saint Peter ao limone, desta forma respeitamos a delicadeza da cerveja e ainda destacamos o perfil ácido e cítrico da cerveja e o sabor do peixe.

Prost!

Fabrizio Guzzon

2 comentários para “Boa Cerveja-Feira #176…. Hippy Berliner

  1. Daniel Córdova

    Bela cerveja, Guzzon
    Estava analisando e por mais que eu beba poucas weiss e wit, tenho bebido bastante berliner weisse, göse e catharina sour, todas cervejas de trigo. É o retorno dos que não foram hahaha
    Uma hora dessas vou procurar harmonizar uma dessas com peixe, ceviche ou sashimi.
    Abraço!

    Responder
    1. Fabrizio Guzzon Autor

      Grande Daniel,

      Eu gosto bastante do carater refrescante destas cervejas, principalmente as gose e berliner weisse, pena que ainda não tem a quantidade de rotulos que temos de IPA por aqui…

      E harmonização com ceviche é uma ótima ideia

      Abç
      Guzzon

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*