Boa Cerveja-Feira #175…. The Wallace

Esta semana vamos bradar por liberdade com a The Wallace em mãos.

Este belo exemplar de Wee Heavy é produzido pela cervejaria Dogma, hoje muito conhecida pelas IPA que lançam como as <Insira o nome de um lúpulo> Lover.

O estilo vem da escola inglesa e é conhecido como Scotch Ale, dada sua origem escocesa. E nada mais iconico, pelo menos nos dias de hoje, para representar a Escócia do que a figura de William Wallace, e baseados nesta figura a Dogma lançou esta cerveja, fazendo questão ainda de usar fermentos escoceses para aproximar ainda mais sua cerveja das versões originais produzidas nas Highlands.

Hoje uma das maiores referência a William Wallace que temos é o filme “Coração Valente”, que é sem dúvida um ótimo filme… Desde que você esteja apenas procurando entretenimento e diversão. Pois se formos levar em conta a história de fato vamos encontrar inúmeras licenças poéticas (para não dizer erros históricos) no enredo do filme.

Vários sites apresentam esta lista, mas existem algumas que me chamam a atenção por conta da importância ao filme, a primeira é que o conceito de “primae noctis” apresentado pelo filme não existia e acaba por ser um dos estopins do filme, o segundo é que William Wallace já era um rebelde antes mesmo de se casar e por fim, Robert the Bruce, apresentado no filme como traidor, na verdade nunca traiu Wallace e historicamente é ele que é conhecido por Brave Hearth.

The Wallace

Dados Técnicos:

Cerveja: The Wallace
Estilo: Wee Heavy
Teor: 8,0%
País de origem: Brasil
Embalagem: 310 ml
Nota: 3,75

Ao servirmos vemos uma cerveja castanha escura com nuance rubis, fechada e presença de algum resíduo de fermento ao final do serviço, que afeta positivamente o visual da cerveja deixando uma coloração levemente mais clara na parte inferior do copo. A espuma bege tem ótima formação e persistência.

No aroma somos apresentados a uma ampla gama de percepções, começando com notas licorosas, caramelo, frutas secas e um suave toque floral, acompanhado ainda de notas de mel e toffe. Em segundo plano encontramos a presença de malte, amêndoas e suave amadeirado.

Ao provarmos vemos que a The Wallace apresenta corpo médio alto e carbonatação médio baixa, enquanto isso o paladar tem notas de malte, caramelo, suave percepção floral, notas aquecidas e licorosas. Em segundo plano temos a percepção de mel de eucalipto, notas de torra muito discretas e com final levemente condimentado e picante.

O aftertaste trás forte percepção de malte e caramelo, aquecido e com final seco e levemente condimentado.

A The Wallace apresenta aquecimento agradável e notas aromáticas muito ricas com mel, caramelo, floral e amadeirado, e mesmo com quase 10% de álcool temos ele muito bem inserido.

Para a harmonização, além das notas aromáticas e sabores da cerveja vamos buscar um pouco da origem dela, e imaginei que seria interessante usar uma sobremesa inglesa para compor esta história.

Minha sugestão é harmonizar com Trifle de frutas vermelhas. Como nesta sobremesa são usadas frutas vermelhas (ou geleia), pão-de-ló embebido em licor e creme de leite temos uma ótima combinação, onde vamos destacar o dulçor e as notas de mel e malte da cerveja com as frutas vermelhas e temos o teor alcoólico da cerveja para eliminar a untuosidade do creme de leite.

Prost!

Fabrizio Guzzon