Boa Cerveja-Feira #175…. The Wallace

Por | 7 de julho de 2017

Esta semana vamos bradar por liberdade com a The Wallace em mãos.

Este belo exemplar de Wee Heavy é produzido pela cervejaria Dogma, hoje muito conhecida pelas IPA que lançam como as <Insira o nome de um lúpulo> Lover.

O estilo vem da escola inglesa e é conhecido como Scotch Ale, dada sua origem escocesa. E nada mais iconico, pelo menos nos dias de hoje, para representar a Escócia do que a figura de William Wallace, e baseados nesta figura a Dogma lançou esta cerveja, fazendo questão ainda de usar fermentos escoceses para aproximar ainda mais sua cerveja das versões originais produzidas nas Highlands.

Hoje uma das maiores referência a William Wallace que temos é o filme “Coração Valente”, que é sem dúvida um ótimo filme… Desde que você esteja apenas procurando entretenimento e diversão. Pois se formos levar em conta a história de fato vamos encontrar inúmeras licenças poéticas (para não dizer erros históricos) no enredo do filme.

Vários sites apresentam esta lista, mas existem algumas que me chamam a atenção por conta da importância ao filme, a primeira é que o conceito de “primae noctis” apresentado pelo filme não existia e acaba por ser um dos estopins do filme, o segundo é que William Wallace já era um rebelde antes mesmo de se casar e por fim, Robert the Bruce, apresentado no filme como traidor, na verdade nunca traiu Wallace e historicamente é ele que é conhecido por Brave Hearth.

The Wallace

Dados Técnicos:

Cerveja: The Wallace
Estilo: Wee Heavy
Teor: 8,0%
País de origem: Brasil
Embalagem: 310 ml
Nota: 3,75

Ao servirmos vemos uma cerveja castanha escura com nuance rubis, fechada e presença de algum resíduo de fermento ao final do serviço, que afeta positivamente o visual da cerveja deixando uma coloração levemente mais clara na parte inferior do copo. A espuma bege tem ótima formação e persistência.

No aroma somos apresentados a uma ampla gama de percepções, começando com notas licorosas, caramelo, frutas secas e um suave toque floral, acompanhado ainda de notas de mel e toffe. Em segundo plano encontramos a presença de malte, amêndoas e suave amadeirado.

Ao provarmos vemos que a The Wallace apresenta corpo médio alto e carbonatação médio baixa, enquanto isso o paladar tem notas de malte, caramelo, suave percepção floral, notas aquecidas e licorosas. Em segundo plano temos a percepção de mel de eucalipto, notas de torra muito discretas e com final levemente condimentado e picante.

O aftertaste trás forte percepção de malte e caramelo, aquecido e com final seco e levemente condimentado.

A The Wallace apresenta aquecimento agradável e notas aromáticas muito ricas com mel, caramelo, floral e amadeirado, e mesmo com quase 10% de álcool temos ele muito bem inserido.

Para a harmonização, além das notas aromáticas e sabores da cerveja vamos buscar um pouco da origem dela, e imaginei que seria interessante usar uma sobremesa inglesa para compor esta história.

Minha sugestão é harmonizar com Trifle de frutas vermelhas. Como nesta sobremesa são usadas frutas vermelhas (ou geleia), pão-de-ló embebido em licor e creme de leite temos uma ótima combinação, onde vamos destacar o dulçor e as notas de mel e malte da cerveja com as frutas vermelhas e temos o teor alcoólico da cerveja para eliminar a untuosidade do creme de leite.

Prost!

Fabrizio Guzzon

4 comentários para “Boa Cerveja-Feira #175…. The Wallace

  1. Daniel Córdova

    Fala, Guzzon!

    Tomei essa cerveja em dezembro passado e dei 4 tampinhas pra ela. Gostei bastante dela.

    Não sabia (ou lembrava) que o Brave Heart era na verdade do Robert The Bruce. Interessante isso. Quão revoltados não ficaram os escoceses na época do filme, hein?
    FREEDOM!!!!!

    Abraço!

    Responder
    1. Fabrizio Guzzon Autor

      Grande Daniel,

      Essas mudanças no filme são a liberdade poética do diretor.,… rsrsrs…. imagino que muita gente na escócia tenha ficado bem incomodada com isso….

      Abç
      Guzzon

      Responder
  2. Anselmo Mendo

    Ficaram muitos boas as referências a William Wallace. Como você disse, Coração Valente é um ótimo entretenimento. E pra mim o Coração Valente é o Mel Gibson :D. Gosto bastante da The Wallace porque sou fã desse estilo. Muito boa a pedida Trifle de frutas vermelhas, cairia super bem com as notas do malte dessa cerveja, Valeu!

    Responder
    1. Fabrizio Guzzon Autor

      Grande Anselmo,
      Eu acho o filme Coração Valente um ótimo filme… só não pode ser usada como referência histórica, mas como entretenimento ele tem tudo que se espera.

      A cerveja é muito boa, por sinal, tomei outra Wee Heavy estes dias, a Fargo da Backer…. também achei muito boa, um pouco menos de corpo que a The Wallace, mas bem bacana.

      Abç
      Guzzon

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*