Boa Cerveja-Feira #172…. Coyol

Por | 16 de junho de 2017

Esta semana vamos agradecer a toda a diretoria de TI do conglomerado Beercast e brindar ao retorno do site com a Coyol.

Esta cerveja é fruta de uma parceria entre a cervejaria Morada Etílica e a AMMA Chocolates, onde foi usado toda a criatividade e conhecimento cervejeiro da Morada Etílica e os processos de produção de chocolates orgânicos da AMMA.

Para a produção desta cerveja a AMMA deixa o cacau passar por uma fermentação natural após ser colhido, fazendo com que os micro organismos presentes na própria planta realizem o consumo do açúcar e façam o sabor ficar ainda mais presente no grão, depois disso é realizada uma torra suava, depois os grãos são descascados e entram no processo de maturação da cerveja.

Cayol

Dados Técnicos:

Cerveja: Cayol
Estilo: Porter
Teor: 5,5%
País de origem: Brasil
Embalagem: 355 ml
Nota: 3,75

A Cayol se apresenta uma cerveja negra, completamente opaca e com espuma bege de breve duração.

No aroma encontramos notas de chocolate amargo e cacau de maneira bastante presente, seguido pela percepção de malte torrado. Em segundo plano encontramos a presença de notas de café e suaves notas licorosas, mesmo a cerveja tendo um teor alcoólico baixo.

Provando a Cayol encontramos uma cerveja de corpo e carbonatação médios, enquanto que no paladar temos um suave amargor de torra e notas de cacau e macchiato, e em segundo plano encontramos suaves notas de café fresco.

No aftertaste as notas de cacau e a percepção de chocolate amargo se tornam ainda mais evidentes, finalizando de forma levemente amarga e com a memória de cacau bem vívida.

Para a harmonização vamos usar como base a dica dada pela wbeer, mas com algumas alterações que acho que seriam interessantes.

Minha proposta é uma torta de chocolate amargo acompanhada por calda de licor de café reduzido. Fica claro que a intenção é usar o chocolate como vinculo entre os sabores da torta e da cerveja, mas ainda temos um contraste entre o dulçor da torta e o amargor de tosta de cerveja, e ainda temos uma calda de licor de café para intensificar as percepções de café da cerveja.

Prost!

Fabrizio Guzzon

2 comentários para “Boa Cerveja-Feira #172…. Coyol

  1. Daniel Córdova

    Fala, Guzzon!
    Pelo visto essa cerveja foi uma edição especial pro WBeer né? Legal, me pareceu bem interessante.
    Sabes se o nome Cayol significa alguma coisa?
    Abraço!

    Responder
    1. Fabrizio Guzzon Autor

      Grande Daniel,

      Sim, foi uma edição feita para a WBeer, mas em breve deve estar disponível no site deles para venda.

      E dei uma procurada no significado de Cayol…. não achei nada que faça sentido…. rsrsrs

      Abç
      Guzzon

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*