Boa Cerveja-Feira #170…. com Lay Back IPA

Por | 2 de junho de 2017

Esta semana dar uma parada na jam para reunir a banca e tomar a Lay Back IPA.

Esta IPA é da Lay Back de Santa Catarina, cervejaria com uma ligação fortíssima com o skate, assim como seus fundadores: Leonardo Cuca, André Barros e Pedro Barros.

Entrei em contato com o Cuca perguntando sobre a história da cervejaria e ele foi extremamente receptivo e compartilhou comigo muitas informações legais, que vou compartilhar com vocês agora.

Sim, sou um cervejeiro caseiro, que depois de velho voltou a andar de skate em pistas de concreto, e se tornou amigo do André Barros e do filho dele, o Pedro, que é várias vezes campeão mundial.

Eles tiveram a ideia de investir em uma marca de cerveja, e me convidaram para ser sócio dessa marca, que acabamos criando juntos, e aqui estou eu agora como cervejeiro profissional.

Desde o princípio sempre destinamos 15 centavos de cada garrafa vendida para fortalecer o skateboard, apoiando eventos e novas pistas, e ainda patrocinamos uma equipe de atletas brasileiros e norte americanos, entre eles, além do Pedro, o Marlon Silva, Felipe Foguinho, Murilo Peres, Greysson Fletcher, Chris Russel,  Omar Hassan, Joshua Borden , Vi Kakinho, Léo Kakinho, Miguel Catarina e outros.

No surfe também patrocinamos ou apoiamos alguns atletas, como o Mineirinho, Ian Gouveia, Iago Dora, o Léo Gianotti ( meu filho) e o Tiago Camarão. 

Esses patrocínios são a essência de nossa marca, pois Lay Back é o nome de uma manobra, tanto do surf quanto do skate.

Nossa primeira cerveja comercial é uma Pilsen, na verdade uma american golden lager, inspirada nas cervejas antigas, e que já tem três anos no mercado, sempre com a mesma receita.

Rótulo APA

Lançamos a IPA a pouco mais de um ano, utilizando lúpulos híbridos, e com o perfil aromático ainda não mapeado, como o Apollo.

Já produzimos em chope, mas agora estamos lançando em garrafas também, uma American Pale Ale, mais clara e aromática, com dry hopping suave, em co-lab com a marca  4:20

Além disto tudo, em uma segunda conversa com o Cuca ele me informou que no dia 04/junho/2017 o Esporte Espetacular vai exibir uma matéria gravada com o pessoal deles e hoje 02/junho/2017 ele estará nos EUA realizando uma brassagem com uma cervejaria de Califórnia.

Lay Back IPA

Dados Técnicos:

Cerveja: Lay Back IPA
Estilo: American IPA
Teor: 7,0%
País de origem: Brasil
Embalagem: 900 ml
Nota: 3,75

Quando servimos vemos de imediato a formação de espuma branca e abundante, com ótima formação, aparência e persistência, se mantendo presente durante toda a degustação enquanto a cerveja é dourada clara e levemente opaca.

No aroma temos notas cítricas bastante destacadas, com notas de maracujá, lima e grapefruit, enquanto que em segundo plano temos notas de malte, leve herbal e frescor muito agradável.

Ao provarmos vermos que a Lay Back IPA tem corpo média e carbonatação média alta, quanto que no paladar vemos o amargor surgir logo no inicio com notas cítricas de lima e casca de laranja, com um suave toque de maracujá ao fundo, mas logo temos notas de malte surgindo para equilibrar o amargor. Em segundo plano encontramos um toque levemente resinoso e com percepção herbal.

No aftertaste as notas herbais ganham força e a percepção cítrica fica para segundo plano, fechando o paladar com amargor persistente e final seco.

A Lay Back IPA é uma cerveja com notas cítricas frescas e muito evidentes, trazendo amargor pungente equilibrado pelo malte com final agradavelmente seco.

Para a harmonização vamos nos manter na mesma pegada do Lay Back Beach Spot, o bar da cervejaria e trazer algo simples, mas com personalidade.

Minha sugestão é que a harmonização seja feita com um harburguer artesanal, com mostarda dijon, bacon, queijo e chutney picante de abacaxi. A proposta de hamburguer com IPA já é bem batida, sabemos que o cítrico da cerveja funciona muito bem com o sabor da carne, mas neste caso ainda temos um chutney com notas cítricas e picantes que vão destacar ainda mais o toque cítrico e amargo da cerveja.

Hamburguer com Dijon, Bacon e Chutney Picante de Abacaxi

Alguns links

Pedro Barros: https://www.youtube.com/results?search_query=pedro+barros

Leo Gianotti: https://www.youtube.com/results?search_query=leo+gianotti

Omar Hassam: https://www.youtube.com/results?search_query=Omar+Hassan

Marlon Silva: https://www.youtube.com/results?search_query=marlon+silva

Prost!

Fabrizio Guzzon

5 comentários para “Boa Cerveja-Feira #170…. com Lay Back IPA

  1. Leonardo Nonohay

    Obrigado Beer Cast Brasil.
    Oi Daniel.

    Você pode provar nossas cervejas no Food Truck Parking Lot da Lagoa da Conceição ( onde tem uma pista de skate e nosso Food Truck estacionado) , e em vários outros pontos da cidade, como a Cervejaria Catarina ( canto da lagoa), o Black Joy Café ( do meu sócio Pedro, também na Lagoa) O Moochacho atrás da UFSC, o Tralharia , no Centro, e em outros locais, como o nosso barzinho , o Lay Back Beach Spot, na praia do Morro das Pedras, onde sempre temos algumas cervejas experimentais também. Sejam bem vindos. Grande abraço, Cuca.

    Responder
    1. Fabrizio Guzzon Autor

      Grande Cuca,

      Muito obrigado pelas informações, atenção e pela presença aqui no site.

      Se vier para São Paulo avise que podemos marcar algo com o pessoal do site e alguns pontos bacanas da cidade para vocês.

      Abç
      Guzzon

      Responder
  2. Daniel Córdova

    Fala, Guzzon!
    Muito legal o sócio da cervejaria ter te respondido. Boa a proposta deles, de apoiar algo que eles curtem com as vendas das cervejas.
    Se não me engano a Lay Back é fabricada na Saint Bier em Forquilinha-SC.
    Já tomei a lager deles, não sabia que tinha essa IPA. Qualquer hora dessas experimento por aqui. É razoavelmente fácil de encontrá-los em Floripa.
    Esse chutney de abacaxi foi você mesmo que fez? Bota a receita aí pra nós =)
    Abraço!

    Responder
    1. Fabrizio Guzzon Autor

      Grande Daniel.

      Sim, a Layback é de floripa, eles tem um bar em algum lugar por ai…. rsrs… não lembro onde.
      O Cuca não só respondeu como foi super acessível e disposto em passar informações e conversar, e a ideia de abraçar o skate/surf da cervejaria é muito legal pq vc ve que é o dia a dia deles mesmo.

      O chutney eu que fiz mesmo…. basicamente um abacaxi cortado, sem o miolo, pimenta vermelha picada sem sementes, sal e paprica doce. Coloca no fogo médio e vai mexendo até apurar e pegar uma consistência quase de geleia…. e vai corrigindo no sal para pegar o toque agridoce… facinho de fazer.

      Abç
      Guzzon

      Responder
      1. Daniel Córdova

        Poxa, legal. Acho que vou fazer a receita pra acompanhar um lombo de porco que vou assar no fim de semana. Deve encaixar bem o adocicado do porco com o abacaxi.

        Abraço!

        Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*