Bebendo e Comendo no Armazém São Jorge

Por | 28 de julho de 2015

Sempre de olho nos eventos que rolam no mundo cervejeiro, principalmente na região do Rio de Janeiro e mais ainda em Niterói, vi que a Kombi da cervejaria Besten iria estacionar no Armazém São Jorge. Auto intitulada Kombesten, ela estaciona em frente de bares parceiros, atraindo assim mais gente e chamando a atenção de quem passa. Como nunca tinha ouvido falar nessa cervejaria, fui para degustar novos sabores.

Armazém São Jorge

Armazém São Jorge

O Armazém possui dois bares, eu fui no do centro de Niterói e pretendo em breve conhecer o outro local para comparação. O espaço é decorado com muitas placas de cervejas, pôsteres e várias garrafas espalhadas pelo lugar. Ao chegar, fui atendido e me encaminharam para uma mesa, fui então aguardar ser atendido. E aguardei, aguardei, aguardei…Esses se formaram com louvor naquele curso que comentei neste post. Faltou só eu subir na mesa para ter um mínimo de atenção. Talvez tivesse mais pessoas do que eles estão acostumados, não sei. Mas ao ser atendido, pelo menos foi com um sorriso no rosto e muita simpatia. Como estava com sede, já comecei pedindo os chopps, que tive que pegar um cardápio do lado de fora com as opções , pois o garçom não sabia quais os estilos eles estavam vendendo. Minha noiva pediu uma Besten Bacco, uma cerveja de uva, e eu pedi uma Besten Blondita. A cerveja de uva é uma Fruit Beer, e diferente de outras que já tomei essa mais parecia um refrigerante, e a Blondita, uma Belgian Blond Ale, e pelo menos a que eu bebi estava pouco carbonatada, então estava um pouco insossa.

uva e blondita

Besten de Uva e Besten Blondita

Decidimos escolher então algo para comer, e fomos nos hambúrgueres que estavam sendo lançados também no dia. Para minha surpresa, em dia de lançamento, já não tinha mais hambúrguer de carne, então restou o de linguiça e frango. O de linguiça, chamado de Capadócia, é um hambúrguer artesanal de linguiça. queijo, abacaxi agridoce e pão com gergelim, já o de frango, chamado de Devoto de Jorge, é um hambúrguer de frango empanado na farofa de bacon, creme de milho, ovo frito e pão com gergelim. Para acompanhar pedi uma Besten Harpia, uma IPA, e uma Besten Weiss.

ipa e weiss

Besten Weiss e Besten IPA

Novamente cervejas sem características próprias. Uma Weiss comum, e uma IPA pouco amarga e com pouco aroma. Mais duas que não me surpreenderam e nem me deram vontade de beber novamente. E os copos de plástico também não estavam ajudando muito. O hambúrguer então chegou, e esse que era da casa, estava muito gostoso. O hambúrguer de linguiça, com o agridoce do abacaxi deu uma ótima combinação.

linguica

Hambúrguer de Linguiça com Abacaxi

Já o de frango nem tanto, o creme de milho roubou todo o sabor do hambúrguer, e a farofa de bacon ficou imperceptível. Senti só o creme no sabor, e a batata frita que acompanha ambos estavam ótimas.

frango

Hambúrguer de Frango com Creme de Milho

Já estava decepcionado com a Besten, mas resolvi dar uma última chance antes de ir embora. Pedi então a Besten Meillieur, uma Belgian Tripel com uma medalha de ouro nas costas do Concurso Brasileiro de Cervejas 2015 de Blumenau – SC. Infelizmente, mais uma decepção, uma cerveja OK e sem personalidade. Então fiquei pensando se o problema não estava no transporte e torneiras da Kombi. E fui embora meio frustrado por não ter bebido uma cerveja que me desse vontade de repetir. Mas com o pensamento de que se encontrar em garrafa a Besten, talvez eu dê uma outra chance para ela.

triple

Besten Tripel

E depois desse dia voltei no Armazém e finalmente fiz meu curso de produção de cerveja artesanal com o Lourival Neto e o Daniel Conde Perez do Cervejistas Lab, agora só falta comprar os equipamentos e arriscar em casa.

No total:

-cada chopp saiu por: R$10

-cada hambúrguer saiu por: R$25,90

Semana que vem estarei de volta com mais um Bebendo e Comendo!

E se tiver alguma indicação de lugar que você acha que eu deva visitar, escreve aí nos comentários que com certeza tentarei ir lá!

9 comentários para “Bebendo e Comendo no Armazém São Jorge

  1. Luiza

    Olá, Luis!
    Sou sócia do Armazém São Jorge, li o seu relato e não poderia deixar de dar uma resposta.
    Fiquei feliz em saber que após o lançamento você voltou à casa para o curso dos nossos parceiros do Cervejistas Lab. Sei que neste dia pôde sentir um pouco mais de perto o verdadeiro clima da casa, teve contato com nossos pratos e nossa política de nos esforçar para dar a melhor experiência para nossos clientes: sejam nossos ou de nossos parceiros.
    Na ocasião do lançamento de fato o movimento foi muito acima do esperado por nós, pela cervejaria e todos envolvidos.
    Mas mesmo assim, como vc disse, nossa equipe não deixa de atender com sorriso no rosto e cordialidade, sempre. Fruto do alto investimento que fazemos, afinal, acreditamos no bom atendimento como obrigação de todo bar/restaurante.
    Neste mesmo dia, oferecemos à todos que expressaram sua insatisfação um retorno com o hambúrguer por nossa conta. Talvez se soubéssemos da sua insatisfação antes, poderíamos ter contornado e, principalmente, tido a oportunidade de mostrar que foi uma situação esporádica.
    Me ponho à disposição para demais esclarecimentos. Meu contato é luiza@armazemsaojorge.com
    Esperamos vê-lo novamente em nossas casas.
    Abraços,
    Luiza

    Responder
    1. Luís Loureiro

      Olá Luiza!
      O problema comigo foi somente com o começo do atendimento, após ser atendido pela primeira vez, não tive mais problemas. A insatisfação maior partiu, como disse no post, dos chopps da Besten, que não estavam tão bons assim, mas que deixei em aberto para experimentar em um futuro. Não tive nenhuma insatisfação em relação à casa, tanto que voltei para fazer o curso com o Lourival e o Daniel, onde fui muito bem atendido e nos foi servido ótimos pratos durante o curso, e já estou querendo conhecer a unidade de icaraí, onde amigos já foram e falaram muito bem.
      Abraço,
      Luis Loureiro

      Responder
  2. Gustavo Renha

    O Armazém São Jorge é conhecido no meio cervejeiro como referência de atendimento no estado, provavelmente você não teve um dia de sorte… Não sei se por causa do evento, ou por algum outro motivo, de qualquer modo a equipe toda da unidade Centro é nova e realmente ainda está passando por um inicio de treinamento. Em relação a copos plásticos, foram servidos nele porque é assim que funciona evento de rua, onde se zela pela segurança. Mudar o sabor do produto porque o copo é de plástico e dizer que “é feio”, pelo amor de Deus, deve ser por isso que 90% dos campeonatos do mundo são realizados em copos de plástico… Bem, só espero que pelo menos você tenha passado toda a sua insatisfação para a gerência da casa, porque fazer mimimi na internet é fácil, difícil é dar um feedback pra casa tentar buscar melhorias.

    Te convido a ir na unidade Icaraí, que tem um treinamento desde a inauguração e quem sabe alguém lá consegue lhe agradar.

    Att,
    Gustavo Renha
    Consultor de cervejas do Armazém São Jorge

    Responder
    1. Luís Loureiro

      Olá Gustavo!
      A questão dos copos de plástico eu somente citei que eles não estavam ajudando, mas não por mudar sabores, somente pelo fato de que estava dentro de um bar bebendo em um copo de plástico. Entendo que sendo um evento de rua, com uma cervejaria convidada, a casa não tem motivos para fornecer copos de vidro para os mesmos. E não estou aqui para fazer mimimi na internet, fui convidado para escrever essa coluna visitando locais no rio de janeiro e região e dar meu parecer sobre o local. Somente conto minha experiência e tento dar um pouco de humor em meus relatos, como no caso dos garçons que fazem a cara de paisagem. Pretendo, muito em breve conhecer a unidade Icaraí, pois como disse, apesar de esperar, fui atendido com muita cordialidade e simpatia, o que acho de vital importância para o sucesso da casa.
      Um abraço!
      Luís Loureiro

      Responder
  3. Daniel Córdova

    Fala Luís!

    Muito legal o seu relato, mas fiquei com a mesma dúvida do Anselmo. A kombi que servia os chopes?

    Espero também que tenha sido um problema externo na cerveja deles que deixou elas não muito boas, mas é sacanagem também os caras servirem uma tripel medalha de ouro em copo de plástico. Um desrespeito à própria imagem.
    Entendo que não tem como uma Kombi ficar levando pros lugares e servindo em copos de vidro, mas nesse caso o armazém poderia ter fornecido os copos.

    Quero saber dessa tua cerveja aí. Muito bom ver mais um começando nas panelas.

    Abraço

    Responder
  4. Luquita da Cerveja

    Dia de lançamento é um problema mesmo heim, já vi isso acontecendo muitas vezes. Particularmente gosto mais de locais aonde eu vou e peço o que eu quero, em casos de bar, não gosto de esperar ser atendido.

    Os chopes de fato podem ter sofrido com transporte e alguns outros fatores, sempre tem que se dar uma chance a mais.

    Ótimos post, valeu!

    Responder
  5. Anselmo Mendo

    Luis, gosto muito de ler seus textos principalmente porque sempre tenho certeza que vou encontrar sinceridade. E isso é ótimo 😀
    Copo de plástico é realmente um problema, o calor da mão passa imediatamente pra cerveja. Além do que é feio também, né?
    Teve uma coisa que eu não entendi, aqui em São Paulo tem “kombis” de cerveja que vão à lugares onde não encontramos bebida e Food Trucks que encostam em Bares que não vendem comida. Esse aí da Besten para em frente à um armazém que tem bebida e vende o chope dele lá dentro? Paga comissão pros caras ou algo assim?
    Parabéns mais uma vez pelo ótimo depoimento!

    Responder
  6. Fabrizio Guzzon

    Luís, pelo visto nem sempre temos sorte…
    Pena que essa sua visita não tenha sido das melhores, mas como você comentou copo de plástico e problemas no transporte podem ter afetado a cerveja….

    Pelo menos o hamburguer de liguiça salvou a visita e deixou uma boa impressão para provar o de carne em uma próxima vez.

    E esse curso de ignorar o cliente anda fazendo mais sucesso que o produção artesanal de cerveja…. hehehehe

    Abç
    Guzzon

    Responder
    1. Luís Loureiro

      Pois é Guzzon, por isso vou ficar de olho pra ver se vejo em garrafa, talvez ela fique melhor!
      Da próxima vou na outra filial para provar o hambúrguer de carne e fazer a comparação do local, do hambúrguer e do atendimento.
      Mas vai ficar mais pra frente!
      Abraço!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*