Bebendo e Comendo no Fina Cerva

Por | 23 de junho de 2015

Desde que comecei a escrever, comecei a pesquisar. Pesquisar sobre eventos, locais, cervejarias regionais…E foi assim que descobri a Cervejaria Oceânica e o Fina Cerva. Acabei vendo que teria o lançamento de uma Session IPA, que foi o estilo escolhida por eles para entrar no mercado, e que seria nesse bar.

A Cervejaria é uma cervejaria cigana, onde seus idealizadores, Caio Delgaudio e Rafael Bertges, já ganharam prêmios como o Concurso Bierland de Cerveja Caseira de 2013, com uma Witbier, que levou até prêmios internacionais.  Foi quando resolveram montar a marca em si, hoje em dia eles estão produzindo em parceria com a Cervejaria Antuérpia, na cidade de Juiz de Fora – MG. E por enquanto só dá pra encontrar a cerveja no Rio de Janeiro e Niterói.

O Fina Cerva, pra mim, foi um daqueles lugares que você passa em frente e fala: “-Olha, abriu um novo bar de cervejas especiais! Que legal, tenho que vir!”. Só que o tempo passa e nunca vai. Seja por esquecimento, falta de oportunidade ou qualquer outro motivo. Então quando vi esse lançamento, abracei a oportunidade e finalmente conheci. E tenho que dizer, que tempo perdido.

Fina Cerva Cervejas Especiais

Fina Cerva Cervejas Especiais

Mas calma, o tempo perdido foi de não ter ido antes! Pois o local é ótimo! Infelizmente o local estava um pouco cheio e estava chovendo, e mesmo sentando do lado de fora, com o vento trazendo a chuva pra mesa, a experiência foi agradável. Ao chegar já pedi a Slow Down, que é o nome que a Oceânica deu pra cerveja. Quando o chopp chegou na mesa, já subiu aquele aroma cítrico característico. No paladar, foi uma surpresa. Senti ela doce e quando me perguntei onde estava o amargor, ele apareceu, como um coice na minha boca. Uma ótima IPA com um altíssimo drinkability. Espero ter a chance de tomá-la de novo o mais rápido possível.

Chopp Oceânica Slow Down- Ótima IPA

Chopp Oceânica Slow Down- Ótima IPA

Para acompanhar, um Trio de Mini Hambúrguer. Bem temperado, um toque de alecrim que deu um toque especial na carne, o pão muito gostoso, o queijo acho que poderia ser um pouco mais derretido, e a carne poderia ser maior, pois parecia uma mini bolinha, mas isso não comprometeu em nada o sabor.

Trio de Mini Hambúrguer

Trio de Mini Hambúrguer

Para acompanhar a próxima rodada, pedi Batatas Rústicas. E aí que vem minha única reclamação. Não tenho culpa, mas parece que os cozinheiros se esforçam em criar algo que pede para eu poder dar um nome. Semana passada me ofereceram o TartarBurger, e essa semana eu lhes apresento: A Batata Jenga!

BATATA JENGAAA!

BATATA JENGAAA!

Não entendi o motivo de servir ela assim. Somente um prato com elas em cima já estava bom, não acho que precisava dessa doideira toda. A batata estava um pouco crua, e achei que tinha alecrim demais. Mas no geral, estava até gostosa.

Até que no geral estava boa!

Até que no geral estava boa!

Por fim, o frio me venceu e não consegui provar o Hambúrguer de Brownie, mas fica como um incentivo para eu voltar. Ainda mais que eles colocam um chopp novo por semana. No domingo acabei voltando lá para ver como era sem chuva, e realmente só me confirmou que o local é bem amigável e tem uma vibe boa. Perguntei o que estava na torneira e era a Colorado Vixnu, que estava no lugar da Slow Down, pedi sem pensar duas vezes, enquanto via o jogo do Brasil contra a Venezuela, que foi na verdade somente um plano de fundo para mim, pois acabei nem prestando muita atenção.

Chopp Colorado Vixnu - Para fechar bem o final de semana

Chopp Colorado Vixnu – Para fechar bem o final de semana

Semana que vem estarei de volta com mais um Bebendo e Comendo!

E se tiver alguma indicação de lugar que você acha que eu deva visitar, escreve aí nos comentários que com certeza tentarei ir lá!

10 comentários para “Bebendo e Comendo no Fina Cerva

  1. Felipe Ferreira

    Boa noite, Luís!

    Obrigado pela coluna e por ter prestigiado o Fina Cerva! Peço desculpas pela chuva (sorte que o chopp era daqueles que valia todo esforço)! Gostei do seu post e ri da comparação da batata! Rsrsrs… Mas eu posso te garantir que é mais bonito assim (ou menos feio) que anteriormente!!! Antes não passava um visual legal! Eu pensei o mesmo que você, confesso, só que é inevitável: as mulheres e crianças adoram (sim! Tem muita família que vai no nosso bar e as crianças são bem vindas! Rs). Porém aceito sua sugestão e vamos pensar em outras formas de apresentação. O problema do Alecrim e da bata estar no ponto certo foi resolvido… Nosso cozinheiro mudou e ajustes foram feitos. Não se justifica, mas hoje ela está saindo bem mais crocante e com uma quantidade menor de ervas finas. Problema do mini hamburguer também será resolvido… Vou passar suas sugestões. Espero sua presença novamente, e quando puder, prove o hamburguer de brownie com a Brooklyn Black Chocolate Stout! Uma harmonização sensacional! Um abraço e obrigado novamente pelas sugestões!

    Responder
    1. Luís Loureiro

      E aí Felipe!
      Pode contar com a minha presença sempre, pois é um local que adorei ir, como disse no post! Já voltei algumas vezes desde o lançamento da Oceânica, e em todas uma ótima visita! Da próxima vez vou tentar provar o hambúrguer de brownie que estou enrolando já!
      Abraços!

      Responder
  2. Fabrizio Guzzon

    Luis,
    Muito bacana o lugar, mas achei os pratos servidos um show a parte… eles deviam fazer um campeonato para comer estas batatas, começando por baixo sem deixar cair… rsrs

    E fiquei muito curioso quanto a Slow Down… vamos ver se chega aqui em SP para eu poder provar. E pelo que você falou é uma session com um amargor alto… será uma das primeiras que irei provar assim, normalmente as sessions IPA mantem o aroma cítrico mas deixam o amargor muito suave, pelo menos na minha opinião.

    Abç
    Guzzon

    Responder
    1. Luís Loureiro

      Campeonato de batata é ótimo! Vou dar essa ideia lá quando for de novo! ahahhaha
      O amargor da Slow Down nem é tão alto, na verdade Guzzon. É que quando dei o primeiro gole, não senti nada de amargor, ele veio depois! E quando chegou, foi com o pé na porta! E algo que me incomoda até agora é o aroma, que me era familiar, mas até agora não consigo lembrar do que! Estou a procura dela em garrafa para tentar desvendar!
      Abração!

      Responder
  3. Daniel Córdova

    Fala Luís!
    Cara, que susto que levei no início do texto hahaha
    Sorte que o tempo perdido foi de não ter ido antes! Tem vário lugares por aqui em floripa que estão nesse status pra mim. Quero conhecer mas não sobra tempo ou acabo fazendo outra coisa.
    Bom saber que tem mais e mais lugares bons pra tomar uma cerveja de qualidade. E Vixnu na pressão é foda!
    Muito boa sua coluna!
    Abraço

    Responder
    1. Luís Loureiro

      Realmente a Vixnu estava maravilhosa! E ainda bem que não faltam lugares né! Adoro conhecer novos bares, novas lojas, bom pra sair um pouco da rotina! E os que a gente mais gosta, acaba sempre voltando! O tempo que realmente é complicado, só um final de semana é muito pouco pra tanto bar! ahahha
      Abração Daniel!

      Responder
    1. Luís Loureiro

      Sou assim também Luquita! Mas às vezes acabo mudando onde são minhas raízes. Como estava sem “casa”, acho que achei meu novo lugar! hahahah
      Abraço!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*