Bebendo, Comendo e Harmonizando com Gil Lebre e Lily Gurgel

Por | 11 de agosto de 2015

Essa semana trago pra vocês uma nova experiência que tive, um jantar harmonizado, e ele foi pensado e trabalhado em busca da melhor sabor possível, diferente do que costumo fazer de achar que tal cerveja combina com tal bebida. O sommelier Gil Lebre do blog A Perua da Cerveja, e a amante de cozinha Lily Gurgel do instagram e site Adoro Cozinhar se uniram e fizeram um cardápio para esse evento no Fina Cerva (já falei deles aqui).

Antes de começar, gostaria de agradecer ao Gustavo Renha, que desistiu em cima da hora e possibilitou uma vaga pra eu poder ir!

Ganhei uma bolacha da Perua pra coleção!

Ganhei uma bolacha da Perua pra coleção!

A noite começou com o Gil se apresentando com a Lily, logo após ela foi para a cozinha começar a preparar os pratos e o deixou explicando o que iríamos ver durante a noite, e a importância da harmonização bem feita.

Mas vamos aos pratos que só de lembrar já fico salivando.

Primeira Harmonização da noite, Bruschetta de Shitake com Session Hiratake

Primeira Harmonização, Bruschetta de Shitake com Wäls Session Hiratake

De entrada nos foi servido uma Bruschetta de Shitake com manteiga de maracujá, e junto uma Wäls Session Hiratake, uma cerveja que leva cogumelo, e assim como todos os pratos a seguir, segui as orientações do Gil, primeiro tomei um gole da cerveja pra provar, depois um pedaço da Bruschetta, e por fim os dois ao mesmo tempo. Me senti como no filme Ratatouille, quando no começo da animação o ratinho experimenta um pedaço de queijo com o morango e descobre novos sabores. Delicioso.

Segunda Harmonização

Segunda Harmonização, Rolinho de Rosbife e Rúcula com Fraga Brown

Continuando, recebemos o segundo prato, um belo Rolinho de Rosbife com Rúcula, harmonizando com uma Fraga Brown especial, digo especial pois essa cerveja o Felipe, um dos donos do Fina Cerva, foi buscar na fábrica, e trouxe um lote fresquinho, que não tinha sido pasteurizada ainda. E a cerveja fresca é outra coisa! Outra harmonização perfeita, e o que mais surpreendeu os presentes, foi a farofa de tomilho. É aquele velho ditado, menos é mais, e essa “simples” farofinha conseguiu fazer um estrago surpreendente em quem estava presente.

Terceira Harmonização

Terceira Harmonização, Mini Burguer de Costela e Gorgonzola com Belhaven Wee Heavy

Chegamos ao terceiro prato da noite, um Mini Burguer de Costela e Gorgonzola, e que comeria um do tamanho família, pra completar foi servido separadamente um barbecue de morango. Como orientado, experimentei antes e depois de colocar o barbecue no burguer, pra sentir os sabores complementares. O salgado do Gorgonzola, com a suavidade do barbecue de morango foi perfeito, ao juntar com a Belhaven, uma cerveja que ainda não conhecia, e tudo casou perfeitamente na boca.

Quarta Harmonização Apfelstrudel e Sorvete de Creme com Schneider Weisse Tap 6 Unser Aventinus

Quarta Harmonização, Apfelstrudel e Sorvete de Creme com
Schneider Weisse Tap 6 Unser Aventinus

Chegando ao final com mais uma cerveja que ainda não tinha experimentado, a Schneider Weisse Tap 6 Unser Aventinus, uma total incógnita pra mim até o momento. Junto um Apfelstrudel e uma bola de sorvete de creme. E chegamos à melhor harmonização da noite. Parece que essa cerveja foi feita pensando nessa sobremesa. Algo indescritível que recomendo para quem tiver essa curiosidade. Se tiver que escolher uma das harmonizações da noite, vá nessa sem medo de ser feliz!

Parabéns ao Gil Lebre, à Lily Gurgel pelo trabalho muito bem executado, e também ao Felipe e ao Henrique do Fina Cerva que cederam o espaço e organizaram esse evento de forma primorosa.

No total:

-a harmonização custou: R$95

Em duas semanas estarei de volta com mais um Bebendo e Comendo!

E se tiver alguma indicação de lugar que você acha que eu deva visitar, escreve aí nos comentários que com certeza tentarei ir lá!

12 comentários para “Bebendo, Comendo e Harmonizando com Gil Lebre e Lily Gurgel

  1. Gil Lebre

    Fala, galera, saudade de vocês! rs
    Quando vêm ao Rio?

    Obrigado pelo post, Luís, fico feliz que tenha gostado.
    O evento foi organizado com muito carinho por mim e pela Lily Gurgel do Adoro Cozinhar…
    E a ideia é que rolem outros.

    Abraço a todos!

    Responder
    1. Luís Loureiro

      Fala Gil!
      Tô querendo quando esses caras vem ao Rio também! ahahaha
      Quando rolar outro, já sou presença confirmada!
      Abraços!

      Responder
    2. Anselmo Mendo

      Valeu Gil!
      Mês que vem estarei no Rock in Rio. Vamos ver se sobra tempo pra visitar uns bares novos.
      Aproveitando pra tirar dúvida. Outro dia me corrigiram dizendo que seu sobrenome era Lebrê (com biquinho francês) e não LÉbre. Balela, certo?
      Abração!

      Responder
  2. Fabrizio Guzzon

    Grande Luís!
    Cara, muito legal o evento! O Gil é um cara muito bacana, a Lily só conheço de nome.
    Mas pelos pratos e harmonizações deu para ver que o evento estava muito bem estruturado e que os pratos e cervejas foram bem escolhidos.

    E o valor não é alto se vc pensar que são 4 pratos harmonizados com cervejas, alem do serviço prestado pelo Gil e pela Lily.

    Realmente muito bacana.

    Abç
    Guzzon

    Responder
    1. Luís Loureiro

      Fala Guzzon!
      Achei o valor ótimo também, além de uma pequena aula sobre harmonização que o Gil deu pra gente, ótimos pratos e ótimas cervejas! O local lá não é muito grande, então foram poucas pessoas, o que deixou o local mais intimista e bem descontraído!
      Abração!

      Responder
  3. Anselmo Mendo

    Acho que esses eventos de harmonização tem tudo para ficarem cada vez mais sofisticados e bem estruturados. O número de especialistas, tanto em cerveja como em culinária, só aumenta.
    Dessas daí não conheço nem a Hiratake nem a Fraga. Mas todos os pratos deram água na boca!

    Responder
    1. Luís Loureiro

      Pois é Anselmo! Espero que sempre tenham mais e mais eventos assim! A galera só não pode se empolgar e cobrar uma pequena fortuna!
      Ambas as cervejas valem a pena! Aproveita e harmoniza com os pratos indicados! heheheh
      Abraços!

      Responder
  4. Daniel Córdova

    E aí Luís!
    Que demais esse jantar harmonizado. Deu água na boca aqui.
    Participei de uma harmonização parecida há uns meses atrás e gostei muito.
    No aguardo de mais posts, estão muito bons!
    Abraço!

    Responder
    1. Luís Loureiro

      Fala Daniel!
      Realmente é outro nível, os pratos, as harmonizações…minha noiva foi achando que seria uma perda de dinheiro e saiu de lá maravilhada com o que comemos!
      Abração!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*