As Microcervejarias no Simples Nacional

Por | 27 de abril de 2014
Simples Nacional

Simples Nacional

Em 28/04/14 (mais conhecido como amanhã), poderemos ter um divisor de águas para o mercado cervejeiro nacional! Isso porque a Associação Brasileira de Microcervejarias (ABMIC) divulgou que nesta data haverá uma votação para a nova Lei do Simples, onde as Microcervejarias seriam incluídas! Para que isso seja permitido, é necessário o apoio e voto dos Deputados Federais favorecendo a inclusão das mesmas na nova Lei. Sim senhores, estamos nas mãos dos políticos, logo tudo pode acontecer mas a esperança é última que morre!

Atualmente, para uma empresa optar pelo Simples ela deve ter um faturamento de até $3,6 milhões por ano, o que pode deixar algumas Micros sem este benefício. Com uma carga tributária menor, as Microcervejarias que se enquadrarem na Lei devem ter uma bela redução de custos no orçamento e novas Micros devem surgir fazendo com que o mercado seja mais competitivo!

A Cerveja e os Impostos

A Cerveja e os Impostos

Acredito que só o fato da criação da ABMIC já foi um grande passo! Nota-se que o modelo de inspiração para o mercado nacional claramente é a Brewers Association (que guia o mercado norte-americano) e faz total sentido, visto que anos atrás eles tinham as mesmas dificuldades (inclusive a alta carga tributária)! Então porque não aprender com as lições aprendidas pelos americanos e levar adiante? Para tanto, a ABMIC deve contar com o apoio incondicional de seus associados para que juntos possam fazer acontecer!

Estou certo de que os passos corretos estão sendo trilhados, logo se a Lei não for aprovada desta vez, sabemos que a ABMIC estará sempre batalhando por isso! Porém se a Lei for aprovada, o trabalho árduo da ABMIC vai apenas começar, pois o mercado vai inflar cada vez mais!

E quem sabe um dia teremos BOAS cervejas à preços competitivos nos grandes supermercados para disputar com as cervejas de massa a atenção do consumidor brasileiro! O preço faz sim toda a diferença!

Atualização Importante:
A ABMIC comunicou há pouco através de sua página no Facebook que o Governo Federal tirou de pauta a inclusão das Microcervejarias no sistema de tributação Simples. Desta forma, eles solicitam ajuda para contatar deputados e senadores na tentativa de reverter a posição do Governo Federal.

Às vésperas da votação, uma manobra do Governo para tirar as Microcervejarias da pauta… a minha impressão é que existe um grande interesse para que elas não sejam incluídas, mas ai eu te pergunto: quem são os maiores interessados para que isto não ocorra? Vou deixar isto para a reflexão de vocês 😉

5 comentários para “As Microcervejarias no Simples Nacional

  1. Ricardo Shimoishi

    Informação super importante, Matheus.

    Estamos todos acompanhando atentamente ao desenrolar dos fatos.
    Só de conseguir levar a pauta à votação já dá prá perceber a importância de uma “Brewers Asssociation” Brasileira. Eu diria que a ABMIC é mais que necessária. É questão de sobrevivência.

    Abraço!

    Responder
    1. Matheus Martin

      Pois é Rica! E infelizmente foi tirada da pauta… depender de política no Brasil não é fácil, é um jogo de interesses…

      Abs!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*