5 dicas para beber cerveja boa em Amsterdam e esquecer da Heineken

A Holanda não é conhecida pela sua cerveja da mesma forma que os vizinhos Bélgica e Alemanha. Também não leva estilos de cerveja com seu nome como os outros dois países beberrões. Talvez o único jeito hoje em dia de associar de primeira cerveja com Netherlands seja por causa da Mega Super Heineken, queridinha em muitos bares no mundo e também por lá. Não é a toa que um dos principais passeios turísticos de Amsterdam seja um tour tecnológico por uma antiga fábrica da cervejaria: o Heineken Experience. Mas não estou aqui para falar disso. Amsterdam é uma cidade com excelentes bares e magníficas cervejas artesanais. Tenho cinco dicas de lugares onde bebi, conversei sobre e comprei cervejas de primeira, todos na região central da cidade ou bem pertinho dali. Uma moleza pra ir a pé (como eu fiz), ônibus, metrô ou bicicleta:

De Bekeerde Suster

Decoração de bar antigo, balcão, mesas espalhadas em dois salões e equipamentos cervejeiros de cobre como decoração. Fica lotado de holandeses (claro, é a cidade deles, mas o que quero dizer é que não vi muitos turistas por lá, já que a cidade também”é desses”), mesmo assim não tivemos problemas para pegar um lugar em uma mesa alta. A maioria da galera tinha jeitão de quem acabava de largar o serviço. Dava para notar pela vestimenta, mas também pelos sorrisos estampados de quem chegou a um lugar melhor que de onde havia saído. Provamos pães e queijos, mas servem pratos como um restaurante também. O atendimento foi atencioso e rápido, provei os chopes produzidos na própria casa e gostei de tudo que experimentei. Destaques para:

Witte Antonia, Witbier, 5,4% ABV  
De Blonde Barbier, Belgian Ale, 6,2 ABV
De Manke Monnik, Tripel, 7,2% ABV 

Endereço:
Kloveniersburgwal, 6
www.debekeerdesuster.nl

De Bekeerde Suster

De Bekeerde Suster: um bom local para o happy hour se você trabalhar na cidade. O menu descreve bem as cervejas da casa.

De Bekeerde Suster

De Bekeerde Suster: como na maioria dos lugares na Holanda, aqui as cervejas são servidas nos copos corretos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Arendsnest

Beerpub em formato corredorzão, sobe-se uma escadinha e entra-se em uma construção estreita com balcão do lado esquerdo e mesas coladas à parede do lado direito. Um local agradável com garçonetes relativamente simpáticas. A especialidade do lugar é cerveja holandesa e essa foi a minha principal motivação para conhecê-lo. Valeu a pena. Você pode escolher os chopes do dia em lousa de giz bem no meio do salão e pedir uma boa variedade de queijos e frios para beliscar. Meus  destaques vão para:

Kink Koos Ginger & Basil, Cervejaria 2 Chefs, Saison/Farm House ale, 5,1% ABV 
Koene Rider, Cervejaria Rock City,Tripel, 8% ABV 

Endereço:
Herengracht, 90
www.arendsnest.nl

Arendsnest

Arendsnest é um local agradável e tem, vejam só, um banheiro com piso de tampinhas.

Arendsnest

Arendsnest e sua lousa de giz com as cervejas do dia. Facilita um bocado na hora de fazer o pedido.

 

 

Brouwerij De Prael

Esse não é um bar, mas sim uma microcervejaria com loja própria. Show room na frente e equipamentos no fundo. Pessoal atencioso e bastante disposto a falar sobre suas cervejas. Produzem vários estilos e disseram que era melhor eu não levar a garrafa de Stout que tinha na mão porque aquela havia tomado sol, por engano, perto da vitrine. Gostei! Comprei várias garrafas, menos a Stout ensolarada, e esses são meus destaques:

De Prael Zwarte Riek, Milk Stout, 4,9% ABV 
De Prael Mary, Barley Wine, 9,6% ABV 
De Prael Willeke, Tripel, 7,5% ABV 
De Prael Johnny, Russian Imperial Stout, 8,5% ABV 

Endereço:
Oudezijds Voorburgwal, 30
www.deprael.nl

Brouwerij De Prael

Brouwerij De Prael – Loja e Microcervejaria no mesmo endereço.

Bier Fabriek

Estilo choperia, como vemos aqui no Brasil, com ambiente moderno, gente jovem em maioria e mesas de madeira para grupos grandes. Fabricam três cervejas, além de servirem alguns pratos rápidos típicos holandeses.  Pedimos uns bolinhos chamados Bitterballen. Muito bons. Outra peculiaridade é que quando você chega deixam uma porção de amendoins, com casca e tudo, sobre a mesa. Não sei se tínhamos direito a mais, mas como tinha gente pegando de um saco pendurado na parede, fizemos o mesmo. Faz uma sujeira desgraçada, mas vai muito bem com a cerveja. Minhas indicações:

Puur, Pilsner não pasteurizada, 5,2% ABV tampinha-2-meia
Rosso, Ruby Red Ale, 5,6% ABV 
Nero, Porter, 5,8% ABV 

Endereço:
Rokin, 75
www.bierfabriek.com

Bier Fabriek

O Bier Fabriek tem as três cervejas da casa, bons pratos e um montão de amendoins.

Bier Fabriek

Bier Fabriek: a incidência de loiros e loiras é de 8,2 para cada 10 presentes.

Brouwerij ‘t IJ

O moinho de vento mais legal de Amsterdam.  É uma microcervejaria que produz ali mesmo suas cervejas. Eles têm uma boa variedade que você pode harmonizar com queijos e outros petiscos. O lugar é bem legal, mas provavelmente melhor no verão quando deve ser mais agradável sentar nas mesas do lado de fora. O interior, bem no pé do moinho, é mais acanhado, mas mesmo assim interessante. Ali você pode dividir um mesão coletivo com a galera que, no dia em que estivemos lá, era composta por holandeses saindo do trabalho, pais que acabaram de pegar os filhos na escola, estudantes matando aula e alguns turistas. Minhas sugestões:

Zatte, Tripel (orgânica), 8% ABV 
Rode Bok, Autumn Bock, 6% ABV 
Ijbok, Autumn Bock Roasted, 6,5% ABV 

Enrederço:
Funenkade, 7
www.brouwerijhetij.nl

Brouwerij ’t IJ

Brouwerij ’t IJ tem uma ótima carta de cervejas on tap produzidas ali mesmo.

Brouwerij ’t IJ

Brouwerij ’t IJ: pra chegar lá é só ir na direção do moinho.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.

Há muito mais, os holandeses adoram cerveja e há como bebê-la por todos os cantos da cidade. Se já conhece Amsterdam ou se você for pra lá e se aventurar a descobrir novos lugares bacanas, conte pra mim. Está nos meus planos ainda voltar.