3 cervejas da lei seca

Por | 5 de dezembro de 2014

Há exatos 81 anos, em 5 de Dezembro de 1933, era revogada a lei seca americana, também conhecida como Prohibition.

O principal intuito da lei seca era livrar os E.U.A. de problemas como a violência e a pobreza. A lei entrou em vigor em 1920, após muitos movimentos sociais, mas não teve o resultado esperado. A proibição da fabricação, transporte, importação, exportação e consumo de bebidas alcoólicas (e não só a cerveja) favoreceu o tráfico e o comercio ilegal de bebidas, nessa época as máfias enriqueceram e ganharam poder. Vendo que a legalização das bebidas alcoólicas traria postos de trabalho e arrecadação de impostos para o governo, a lei foi revogada em 1933 por Franklin Roosevelt.

Vai aqui 3 cervejas curiosas sobre esse tema que mudou a cara do cenário cervejeiro mundial:

1)      Brooklyn Lager

brooklyn lagerO rótulo da Brooklyn Lager traz os dizeres: THE PRE-PROHIBITION BEER. Eles trouxeram para essa cerveja o estilo utilizado antes da proibição, ou seja, uma cerveja mais forte… mais potente do que as agora tradicionais Standard American Lagers. Ela é uma Vienna Lager muito saborosa, aromática, esta sempre na porta da minha geladeira.

Já falamos sobre ela, escute aquihttp://www.beercast.com.br/programas/degustando-a-cerveja-brooklyn-lager/

Para comprar (Utilize o cupom BEERCAST para 15% de desconto)http://www.cervejastore.com.br/cerveja-brooklyn-lager-lata-355ml-p7452/

 

 

 

2)      Speakeasy Prohibition
speakeasy prohibition amber aleOs bares clandestinos, escondidos e com acesso restrito, eram conhecidos por Speakeasy. Algo como “fale baixo”, já que naquele tempo não era permitido aos estabelecimentos a venda de bebidas alcoólicas. Essa cerveja é uma American Amber Ale, com bastante lúpulo, que lhe confere um ótimo amargor, muito bem equilibrado com os maltes. Uma ótima brincadeira para relembrar a época da Prohibition.

Para comprar (Utilize o cupom BEERCAST para 15% de desconto): http://www.cervejastore.com.br/cerveja-speakeasy-prohibition-amber-ale-355ml-p6721/

 

 

 

3)      New York Lager
new york lagerCerveja fabricada pela cervejaria Nørrebro Bryghus da Dinamarca. Assim como a Brooklyn Lager, é uma cerveja que tem como base as cervejas bebidas e consumidas antes da lei seca. As cervejas mais “suaves” ganharam fama depois da Lei Seca, pois durante muito tempo a bebida consumida por lá, eram os refrigerantes e sucos… imagina se voltassem fabricando cervejas fortes, muita gente não iria gostar. Ainda não tive a oportunidade de provar essa cerveja, e infelizmente, não encontramos aqui no Brasil.

Para comprar : No way!

 

Vamos brindar que a única Lei Seca que temos, é na hora de dirigir!!!

É isso ai galera, até a próxima lista!

Renato Martins

3 comentários para “3 cervejas da lei seca

  1. Pingback: Cerveja Brasiliana Farroupilha – Beercast #139 - Beercast Brasil

  2. Fabrizio Guzzon

    Grande Renato,
    De fato a ultima é novidade para mim, ainda não provei.
    E a lei seca só confirma a teoria de oferta e demanda, proibir a venda não faz a demanda simplesmente sumir, ela continua e quem consegue dar um jeito de atender esta demanda acaba enriquecendo, que foi oque aconteceu com as máfias na época.

    Abç
    Guzzon

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*